"Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim,
ele saberá o valor das coisas e não o seu preço."

"Não se pode falar de educação sem amor." Paulo Freire


“Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.” Esopo

http://br.educacao.yahoo.net/

ENEM e ENSINO MÉDIO - PROFISSÕES - CONCURSOS

sábado, 12 de junho de 2010

Escola "Pedro de Mello" nos jornais de Piracicaba:


Cidades : Bandeiras da Copa trazem cultura de outros povos

em 10/06/2010 03:00:00 (44 leituras)

A Copa do Mundo habita o imaginário de torcedores, mas, no entanto, a idéia do professor de Matemática da escola, Paulo de Oliveira, foi transpor aos alunos “o lado diferente” da competição que reúne 32 países dos cinco continentes

Compartilhe |

Foto: Daniel Damasceno - Objetivo do trabalho foi mostrar a cultura e os costumes dos países que participam da Copa do Mundo


O mundial de futebol rendeu ao colégio Pedro de Mello, no bairro Tupi, uma exposição simples e “criativa”, de acordo com o colaborador do programa Escola da Família, Ademir Trindade.
A Copa do Mundo habita o imaginário de torcedores, mas, no entanto, a idéia do professor de Matemática da escola, Paulo de Oliveira, foi transpor aos alunos “o lado diferente” da competição que reúne 32 países dos cinco continentes. “O objetivo é mostrar a cultura desses países e povos diferentes”, resume o professor, esclarecendo que a geometria no desenho das bandeiras e a geografia na localização dos países, foram matérias que ajudaram a contextualizar o conteúdo desenvolvido em sala de aula.
A composição do trabalho foi realizada com cartolinas doadas, lápis para desenho e guache. Ademir, pai de duas alunas do colégio, acredita que a idealização do projeto é “muito importante”, mas avisa: nada de torcer para outra seleção. “Tem que acreditar no verde e amarelo”, diz.
A exposição fica aberta a visitações durante os finais de semana, das 9 às 17 horas. A escola Pedro de Mello, fica na rua 16 de Julho, 288.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

FESTANÇA NO ARRAIÁ da "PEDRO DE MELLO" TUPI:

Sábado, 12 de junho de 2010, ocorre a nossa FESTA JUNINA.

Muita música, danças e alegria.

Caros alunos: venham participar gratuitamente desta programação,
carinhosamente preparada pela nossa Comunidade Educativa.

Atenção: teremos os ônibus escolares circulando normalmente.

PARTICIPE!!! QUE A FESTA É SUA!!!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

TUPI celebra Festa de SÃO JOÃO:

Nossa comunidade celebra Festa de São João


No Distrito de Tupi, localizado há 15 Km de Piracicaba, localiza-se a Igreja São José, uma comunidade que se prepara para num futuro bem próximo se tornar Paróquia São José, formada por um população de origem italiana e com um jeito todo especial de ser e viver a Fé Cristã, o lugar expressa todo o seu aconchego de uma pequena cidade do interior. Quem chega a Tupi, logo percebe que o lugar é de enorme amabilidade, de profundo silencio onde se pode tranquilamente aproveitar o cantar dos pássaros para meditar, um distrito que encanta todos que procuram fugir da agitação e do desconforto dos problemas da cidade grande.
É aqui em Tupi que desde 1934 se realiza a tradicional “Festa de São João de Tupi”, onde acontece todos os anos impreterivelmente, no dia 23 de junho, já começando as 06:00 horas com a alvorada e um verdadeiro festival de tiros de 12 morteiros, que acordam os moradores para iniciarem os preparativos da festa em louvor a São João.
Durante todo o dia a agitação acontece já no salão de festas que a Capela tem, onde é servido almoço e o vai e vem de pessoas que se preparam para a agitação da noite de São João na Praça da Igreja.
Neste ano às 8:00 horas realizaremos a celebração da Santa Missa dando abertura das festividades. As 18:00 horas a segunda bateria de morteiros de 12 tiros é acionada e levantamos o mastro em homenagem a São João e os devotos depositam em um buraco, nos pés do mastro enfeitado com flores, os frutos da safra da região: cana de açúcar, arroz, feijão, frutas, com os votos de boa colheita e pedido de prosperidade.
Logo após, é acesa a fogueira de 10 metros de altura. Segue-se a festividade junina onde no salão da igreja servimos porções de ¼ de leitoa, frango frito, cuscuz, e muita alegria. Em torno da praça da igreja mais de 50 barracas típicas de cuscuz, pastel, cachorro quente, quentão, vinho quente, churrasco, milho verde e outras tantas delicias fazem a festa acontecer e caminhar noite adentro.
As 00:00, impreterivelmente, na virada do dia 23 para o dia 24, há uma grande queima de fogos, um verdadeiro show pirotécnico de luzes e cores que encantam todos que participam deste momento rico da nossa tradição.
Cerca de 20 mil pessoas fazem assim acontecer uma noite única de encanto, festividade e louvor a São João Batista.
Venha com sua família participar deste momento de alegria e celebração.

Pe. Renato Luís Andreatto