"Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim,
ele saberá o valor das coisas e não o seu preço."

"Não se pode falar de educação sem amor." Paulo Freire


“Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.” Esopo

http://br.educacao.yahoo.net/

ENEM e ENSINO MÉDIO - PROFISSÕES - CONCURSOS

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Pequenos escritores lançam livros em Piracicaba

Lançamento na escola teve direito a shows, danças e apresentações teatrais


Aluno da EE Pedro de Mello autografa o livro "Pequenos Escritores"
(Foto: Divulgação)
Colorido e alegre, livro reúne histórias dos alunos da escola
(Foto: Divulgação)

Quatro pessoas de uma mesma família sofrem um grave acidente enquato viajam. O pai e dois filhos morrem na hora e a mãe é levada em estado grave para um hospital. Na enfermaria, ela recebeu cuidados de uma mulher loura, amável, e que logo foi embora. Quando o médico chegou para operá-la, ela comentou sobre a enfermeira e ele respondeu que não tinha nenhuma funcionária loura no hospital. Na verdade, era um anjo.

A história, intitulada de “Propósito Divino”, por escolha da estudante Maria Vitória da Silva Zilio, 11, foi publicada numa das páginas de um livro que ela e outros alunos das quintas e sextas séries da Escola Estadual Pedro de Mello,, em Piracicaba, criaram dentro do projeto “Pequenos Escritores”, com envolvimento de todo o corpo docente.


Vitória conta que só viu um exemplar na noite de autógrafos, realizada na própria instituição, no bairro Tupi. Ela está ansiosa para levar seu livro para casa. A remessa, segundo ela, deverá chegar em breve. “Não vejo a hora de levar o meu para casa”.


Outra história escrita pela menina - Vidas Entrelaçadas - também está na obra. Conforme conta, é sobre um casal - ele mecânico e ela bancária. Um dia o carro dela quebrou, ela chamou socorro e veio um mecânico. Dei a ele o nome de Tiago. Ele ficou apaixonado pela Maria Clara, nome da personagem.


“Eles se encontraram mais vezes, namoraram e casaram. Mais tarde ele descobriu que tinha um câncer, morreu e teve fim uma história de amor tão linda”, disse Vitória. Letícia Rizato, 12, relata a história do “Eterno Amor” de um homem por uma mulher.


“Ele a amava demais, mas ela morreu cedo. Quando ele tinha 90 anos, um dia pediu para um menino acompanhá-lo ao cemitério porque iria colocar flores brancas no túmulo dela. O amor dele por ela era tão grande que, diante do túmulo, o idoso sugou a energia do menino, passou para a mulher dele, ela renasceu e o menino foi ocupar o lugar dela no túmulo. É uma linda história de amor”, afirma Letícia. “ Nossos professores nos deixaram usar nossa criatividade”. (Ana Cristina Andrade)

Escola Estadual "Pedro de Mello"









Mais fotos no próximo post!

Carnaval na escola Pedro de Mello

Dia 4/03 foi realizada a festa de Carnaval interna na escola Pedro de Mello, a seguir fotos dos alunos e corpo docente da escola no papel de foliões!
Mais fotos no próximo post.

Água, Sol e... Frutas!

Em atividade inserida na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia1, estudantes da Escola Estadual Pedro de Mello realizarão atividades didáticas no Centro Ecológico Flora Guimarães Guidotti2, visando proporcionar vivências de aprendizado de ciências em espaço diferenciado.

As 3ª, 4ª, 5ª e 6ª séries da Escola Estadual Pedro de Mello, visitarão o Centro Ecológico Flora Guimarães Guidotti na semana de 16 a 20, de manhã e a tarde, num total de 10 turmas em 10 visistas. A Agência de Turismo Monte Alegre disponibilizou gratuitamente transporte para os estudantes, no período da manhã e à tarde o transporte é custeado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, tornando o evento totalmente gratuito para a escola.

No Centro Ecológico, os estudantes participarão de atividades didáticas lúdicas e interativas com as técnicas e tecnologias ecológicas instalados no local3, com o objetivo de:

· Contribuir para a inclusão científica;

· Possibilitar a compreensão multidisciplinar do ensino de ciências (Exemplo: a utilização do secador de frutas como instrumento pedagógico no ensino de ciências, abordando temas como geometria, radiação solar, pontos cardeais, conservação de alimento);

· Fortalecer o vínculo entre a comunidade e a Universidade

· Propiciar o contado de crianças, jovens e adultos com tecnologias sustentáveis, ecológicas, criativas e de aplicação no dia-a-dia;

· Propiciar o contato de crianças jovens e adultos com o espaço diferenciado do Centro Ecológico: uma área reflorestada de 50 ha, em meio à monocultura de cana, onde desenvolvem-se tecnologias apropriadas, atividades de restauração florestal, agroecologia entre outras.

Mas a proposta da atividade não se restringe ao momento das visitas. O professores da escola foram previamente contatados para que fosse possível trabalhar com as crianças os conteúdos de estudo atual na sala de aula. Além disso, caminhando para fortalecer o vínculo da comunidade com a Universidade, planeja-se junto com os professores, instalar na escola parte das tecnologias e processos exemplificados no Centro Ecológico, criando na própria escola um laboratório ao ar livre que possibilite trabalhar a compreensão multidisciplinar do ensino de ciências.

O potencial de transformação da adoção de práticas sustentáveis na escola amplia-se quando pensamos na interação dos pais com a escola, onde eles também poderão ter contato com os experimentos, parte dos quais voltados à produção agrícola, atividade comum de famílias que têm seus filhos na Escola Pedro de Mello, situada no Distrito de Tupi, onde o ambiente agrícola e urbano estão lado a lado.

Estes experimentos têm como característica a praticabilidade, sua possibilidade de utilização no dia-a-dia, tais como a composteira caseira, o aquecedor solar de água para banho, a coleta de água de chuva, todos experimentos de baixo custo, o que contribui para sua adoção pela escola e pelas famílias dos estudantes.

Para iniciar este plano, cada turma visitante receberá um mini-secador solar de frutas e ervas, construído no Centro Ecológico, para utilizar na escola.

Realização:

Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”

Centro Ecológico Flora Guimarães Guidotti – Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz

São responsáveis pela organização desta atividade:

Sergio Oliveira Moraes


Professor Doutor - Departamento de Ciências Exatas, Área de Física e Meteorologia

Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/USP

(19) 3429-4283 ramal 206

Maria Lídia Romero Meira

Coordenadora Centro Ecológico Flora Guimarães Guidotti /FEALQ

(19) 3417-6600 ramal 6625; (19) 9192-6515

Cristiano Gomes Pastor

Graduando em Ciência Biológicas - Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/USP

Contribuem para a organização da atividade:

Serviço de Cultura e Extensão da ESALQ/USP e Seção de Atividades Culturais ESALQ/USP

Financiam a realização desta atividade:

Monte Alegre Agência de Turismo

Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.



1 A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece anualmente no mês de outubro, desde 2004. Sua idéia é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende também chamar a atenção para a importância da ciência e da tecnologia para a vida de cada um e para o desenvolvimento do País, assim como contribuir para que a população possa conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações. Da Semana participam universidades, escolas, grupos de pessoas organizados e instituições públicas e privadas interessados em realizar atividades consoantes com seus objetivos. Mais informações em < http://semanact2006.mct.gov.br> .

2 O Centro Ecológico Flora Guimarães Guidotti é uma propriedade rural de 50 ha, em que 80% da área é composta por reflorestamentos com espécies nativas e fragmentos de remanescentes florestais. O local, doado em dezembro de 2003 à Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, é dirigido por uma comissão técnico-científica de professores da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP) e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP). Destina-se à pesquisa, demonstração e treinamento em tecnologias que promovam uso e conservação dos recursos naturais, hospedando experimentos, recebendo visitações, realizando cursos e atividades de educação ambiental.

3 Tecnologias e atividades atualmente instaladas no Centro Ecológico: Horta orgânica, Viveiro Agroflorestal, Secador Solar Industrial, Secador Solar de madeira e Secador Solar de caixa de Frutas, Aquecedor solar de água, Área de Agrofloresta, Coleta de água de chuva, Banheiro seco, Trilha na mata.