"Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim,
ele saberá o valor das coisas e não o seu preço."

"Não se pode falar de educação sem amor." Paulo Freire


“Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.” Esopo

http://br.educacao.yahoo.net/

ENEM e ENSINO MÉDIO - PROFISSÕES - CONCURSOS

domingo, 23 de maio de 2010

Sugestões e notícias do site da escola "Leonardo da Vinci":

http://www.leonardodavincidf.com.br/leonardodf/


Nossos Projetos Educacionais


Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano


Uma parceria incondicional entre professores e pais contribui para a formação integral da criança. Esse trabalho em equipe é um dos grandes diferenciais do Leonardo da Vinci.

1º e 2º anos do Ensino Fundamental

Na faixa etária de 6 e 7 anos, as crianças passam pela etapa mais intensa e importante da vida, relacionada ao desenvolvimento social, emocional e cognitivo, que ocorre por meio da interação com os seus pares e com os adultos que estão ao seu redor.

Nessa fase, há necessidade de um acompanhamento sistemático por parte dos professores e dos pais, pois as crianças estão em processo de alfabetização que exige delas participação ativa. A conquista da leitura, da escrita e do cálculo precisa de estímulos e de valorização constantes para que a criança se empenhe no processo de aprendizagem.

3º ao 5º ano do Ensino Fundamental

De 8 a 10 anos, as crianças percebem a necessidade de intensificar a organização para aprender melhor e mais.

É essencial que elas continuem desenvolvendo autonomia em relação ao cumprimento das tarefas de casa e que expressem as suas dificuldades quanto à execução, caso existam. Os pais devem acompanhá-las de perto, mas devem evitar “fazer pela criança”.

A avaliação ocorre durante as aulas e também por meio de provas, com calendário específico e conteúdos curriculares definidos.

veja mais...
Ensino Fundamental – 6º ao 8º ano


Na faixa etária, dos 11 aos 13 anos, as mudanças físicas, comportamentais, psicológicas e sociais são perceptíveis devido à adolescência.

Os alunos enfrentam o desafio de conciliar as demandas crescentes de estudo com os interesses pessoais e sociais. Há um aumento de componentes curriculares, de conteúdos e de professores.

Então, os pais ainda devem acompanhar de perto os filhos, mesmo que não sejam solicitados, no que diz respeito ao desenvolvimento acadêmico, bem como a atitudes e hábitos, que sofrem influência direta de seus pares e que deve ser observada diariamente, de maneira que os pais e a escola possam interferir, quando houver necessidade.

Nessa fase, os alunos precisam crescer na capacidade de gerenciar os compromissos pessoais e escolares para alcançar melhores resultados acadêmicos.

veja mais...
Ensino Fundamental – 9º ano Avançado


É importante que os alunos saibam responder ao aumento das exigências e à quantidade ainda maior de conteúdos e de compromissos com o estudo.


Há também os conflitos típicos da faixa etária, que exigem dos pais, professores, coordenadores e orientadores educacionais um diálogo a ser construído e reconstruído constantemente.


É preciso que pais e professores estejam atentos às mudanças de comportamento, de hábitos e atitudes para fazer as devidas intervenções quanto à disciplina, à responsabilidade, à interação com o outro.


Nessa fase, os alunos são avaliados, no decorrer dos períodos, por meio de provas e de outros instrumentos, que ocorrem durante os dias de aula e também aos sábados.

veja mais...
Ensino Médio – 1ª a 3ª série


Esse é o momento em que os jovens chegam a uma fase de mudanças e de decisões sérias a serem tomadas, como por exemplo, a escolha de um curso superior.

1ª e 2ª séries do Ensino Médio

Nessa fase, os alunos preparam-se para tomar decisões importantes quanto à escolha de um curso superior e de uma profissão. É o momento de consolidar e ampliar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental e de desenvolver habilidades e competências necessárias à vida pessoal universitária e profissional.

Apesar de mais independentes, os alunos necessitam, ainda, do acompanhamento de perto dos pais. A parceria da família com a escola continua sendo importante nessa fase de consolidação de hábitos e de atitudes. Caso haja necessidade, os coordenadores e os orientadores educacionais continuam à disposição para atender os pais no que for necessário.

Com o aumento do número de professores, de componentes curriculares e de aulas, os alunos devem saber administrar o tempo para obter bom desempenho acadêmico nas provas e nos simulados, que são realizados durante a semana e aos sábados.

3ª série do Ensino Médio

Esse é o último ano em que os alunos são acompanhados diretamente pela escola. Estão concluindo a Educação Básica e devem ingressar na Educação Superior. Precisam decidir a profissão que exercerão e enfrentarão desafios como vestibulares.

Por isso, entre outros motivos, os alunos devem focar-se mais nos estudos, para alcançar as metas que desejam para o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário