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ENEM e ENSINO MÉDIO - PROFISSÕES - CONCURSOS

terça-feira, 26 de abril de 2011

Gestão de sala de aula:

Título: Gestão de sala de aula : crenças e práticas em professores do 1.º ciclo do ensino básico
Autor: Santos, Miguel Augusto Meneses da Silva
Orientador: Lopes, João A.
Data: 17-Jul-2007
Resumo: A Gestão de Sala de Aula refere-se às acções desenvolvidas pelos professores para criar as condições adequadas ao ensino e à aprendizagem. O Paradigma do Pensamento do Professor afirma que a compreensão das suas acções e práticas implica uma análise dos processos de pensamento a elas associados: as crenças, o planeamento e o pensamento interactivo. As crenças assumem um papel de relevo, pois todos organizamos um conjunto de crenças que utilizamos como guia para a análise da informação e para a tomada de decisões, processos fundamentais da acção do professor. As crenças dos professores têm sido exploradas na literatura especializada a partir de dois grandes grupos ou perspectivas: Perspectivas Centradas no Professor e Perspectivas Centradas no Aluno. Discutimos a possibilidade de considerar um terceiro grupo, que alguns autores associam às perspectivas sócio-construtivistas, mas que nos parece ser uma vertente das Perspectivas Centradas no Aluno. O objectivo deste trabalho foi explorar as práticas e gestão de sala de aula, tentando identificar as crenças que estão na sua base. Realizámos um estudo com questionário a uma amostra de 277 professores do 1º ciclo do distrito do Porto em que se pretendia recolher informações acerca de três dimensões: as crenças dos professores sobre o ensino e a gestão de sala de aula; a valorização pessoal de um conjunto de objectivos educativos e a sua valorização pessoal de um conjunto de práticas de gestão de sala de aula, procurando identificar padrões de pensamento e acção. Posteriormente, através de observações e entrevistas a uma amostra de 9 professores, procurámos aprofundar o conhecimento acerca das relações entre pensamento e acção em cada indivíduo. Na primeira fase do estudo foram encontrados três grupos de crenças: Centrados no Professor, Centrados no Aluno e Ambivalentes. Enquanto os dois primeiros grupos manifestavam uma inclinação constante ao longo das dimensões analisadas, o grupo ambivalente caracterizava-se por um padrão misto de perspectivas centradas no professor e no aluno. Os grupos foram comparados relativamente à valorização dos diversos objectivos de ensino propostos, tendo sido encontradas algumas diferenças entre eles, mais marcantes entre os grupos centrados no professor e centrados no aluno. Foram também comparados quanto à valorização das práticas, tendo-se igualmente encontrado diferenças significativas entre os três grupos. A análise dos dados das entrevistas e das observações permitiram-nos-nos encontrar exemplos representativos dos grupos analisados anteriormente, verificando-se maior coerência nas crenças e entre as crenças e as práticas, nos professores com um funcionamento próximo das perspectivas centradas no professor e centradas no aluno, do que nos professores ambivalentes. As implicações deste estudo são discutidas a nível da formação de professores e da intervenção educativa em situações de indisciplina, salientando-se a necessidade de investigação adicional para melhor compreender as duas dimensões em análise: o pensamento e a acção dos professores na gestão da sala de aula.
Classroom Management concerns actions teachers’ develop to create and maintain necessary conditions to instruction and learning. Teacher Thought Paradigm states that full comprehension of the actions requires an analysis of the thought processes associated: beliefs, planning and interactive thought. Beliefs play a relevant role, because we organize a set of beliefs that we use as a guide to analyze information and make decisions, fundamental processes of teachers’ action. Teachers’ beliefs have been explored, in literature, in two major groups: Teacher Centered Perspectives, and Student Centered Perspectives. We discuss the possibility of considering a 3rd group that some authors associate with the socio-constructivist perspective, proposing that it should be considered part of the Student Centered Perspective. The goal of this work was to explore classroom management practices and the beliefs that support them. We produced a questionnaire study in a sample of 277 primary school teachers of Porto district intended to gather information about three dimensions: teachers’ beliefs about teaching and classroom management; personal valorisation of a set of teaching goals, and, finally, their valorisation of a set of classroom management practices, trying to obtain patterns of thought and action. Then, through interviews and observations, we tried to get a clearer image of the relations between beliefs and practices in each individual. In the first part of the study we found three groups: Teacher Centered, Student Centered and Ambivalent. While the first two showed consistency among the dimensions analysed – interaction and communication management, instruction management and discipline management – the ambivalent group was characterized by mixed pattern of teacher and student centered perspectives. The groups were compared on their valorisation of teaching goals and some differences were found, mainly between the teacher centered and the student centered groups. They were also compared on their valorisation of practices, and significant differences were found. Interview and observation analysis gave us the opportunity to examine examples of the groups described, where we verified more coherencies in beliefs and between beliefs and practices in the teacher and student centered perspectives than in ambivalent teachers. Implications of this study were discussed, concerning teacher training and educational intervention in indiscipline situations, concluding on the necessity of more research on the subject to further clarify the two dimensions, thought and action, concerning classroom management.
Tipo: doctoralThesis
Descrição: Tese de Doutoramento, Ramo de Conhecimento em Psicologia da Educação
URI: http://hdl.handle.net/1822/6937
Aparece nas colecções:BUM - Teses de Doutoramento

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